Mapas animados referentes a temas da 2. Guerra Mundial, em especial o holocausto judaico.

Busca por mapas antigos a partir de um aplicativo geográfico.

A HISTÓRIA CONTADA ATRAVÉS DE MAPAS

logo

Sítio que oferece a possibilidade de navegar pela história da humanidade desde o ano 3500 A.C até o ano 2005. Podemos seleccionar a época e a região, obtendo uma ampliação do mapa com as informações necessárias para conhecer a situação histórica desejada.

 

Outro lugar para Aprender História Mundial de um modo interactivo (jogos educativos)

 

logo

Mais um  Sítio  com uma grande colecção de recursos multimedia (fotos e vídeos) ligados à história mundial (por décadas) livres para consulta.

 

David Rumsey Map Collection

 

mapa

Uma colecção de mapas históricos que ultrapassa 21000 exemplares. A colecção centra-se em mapas raros do século 18 e 19 da América do Norte e do Sul e de outros materiais cartográficos. Estão também representados mapas históricos do Mundo, Europa, Ásia e África.

A  coleção de David Rumsey  permite sobrepor os mapas de várias cidades ao redor do mundo no atual Google Maps, dando um efeito tão interessante quanto didático. Só temos que selecionar o mapa desejado e abrir a imagem para que possamos comparar o passado com o presente, vendo como coincidem, ou deixaram de coincidir, ruas, edifícios, parques, etc.

 



Clique aqui para abrir a atividade
8130.jpg


Descrição: Conheça a Igreja da Irmandade de São Pedro dos Clérigos de Portugual.

A Igreja da Irmandade de São Pedro dos Clérigos, no Porto, organiza-se em três corpos justapostos – igreja, dependência da irmandade e torre sineira – tendo esta última tal impacto visual que se transformou no ex-líbris da cidade.

O projecto foi desenhado por Nicolau Nasoni, que nasceu em Itália e trabalhou em Siena, onde terá adquirido a sua formação de base. À passagem por Roma, seguiu-se uma estadia em Malta, onde trabalhou para o grão-mestre D. António Manuel de Vilhena. Aí conheceu também Roque Távora e Noronha, irmão do deão da Sé do Porto, D. Jerónimo. Foi assim, com certeza, que acabou por ser convidado para se mudar para aquela cidade, onde já estava em 1725, a trabalhar na Sé, edifício onde deixou a sua marca.

A primeira obra portuguesa que se lhe deve integralmente é a igreja vulgarmente conhecida como “dos clérigos”, por ser pertença da irmandade do mesmo nome, de que era então presidente o já referido D. Jerónimo Távora e Noronha. O projecto foi aprovado em 1731 e, no ano seguinte, teve lugar a cerimónia de colocação da primeira pedra. As obras arrastaram-se por vários anos, durante os quais o projecto inicial foi sendo alterado e adaptado. Os trabalhos mais significativos foram concluídos em 1763.

A construção da igreja colocava alguns problemas interessantes, a que Nasoni soube responder com soluções criativas e inegavelmente eficazes. A dificuldade maior prendia-se com o formato do lote, longo mas estreito. Para tirar pleno partido desta situação, Nasoni rejeitou a fórmula tradicionalmente usada em Portugal de colocar as torres na fachada e remeteu-as antes para as traseiras, libertando assim espaço na frente da igreja (o projecto original incluía duas torres, solução depois substituída por uma só torre). Ao mesmo tempo, a inclinação da Rua (hoje) dos Clérigos confere uma grande verticalidade à fachada, efeito sublinhado pela rotação do seu eixo em relação à rua. Finalmente, Nasoni conferiu à torre enorme altura (75 metros) e decorou-a com grande variedade de formas, atribuindo-lhe o protagonismo do conjunto. A conjugação de todos estes factores dá lugar a um incontornável efeito de monumentalidade.

A originalidade do projecto mantém-se no interior da igreja. Aqui, ao corpo rectangular da fachada segue-se a nave única de planta oval, solução rara no contexto da arquitectura portuguesa. Na verdade, a nave é composta por duas paredes separadas por um corredor. A parede exterior faz com que, quando vista de fora, a nave pareça um polígono alongado de lados menores arredondados. Pelo contrário, a parede interior corresponde a uma verdadeira elipse, verticalmente ritmada pela utilização de grandes pilastras de ordem compósita, entre as quais se abrem portas, janelas e altares. A capela-mor é rectangular e liga o corpo da igreja à casa dos clérigos, por sua vez ligada à torre, último elemento desta progressão de volumes cada vez mais estreitos, acompanhando a definição do terreno.

O granito profusamente decorado cobre a fachada principal e a torre, enquanto nas fachadas laterais é apenas usado para elementos estruturais (pilastras e entablamento), portas e janelas. Assim se estabelece uma hierarquia visual de volumes. No interior da igreja, a decoração é rica e abundante em efeitos policromos, conjugando-se a pedra com a talha dourada e a pintura.

Fonte do texto acima: http://www.historiadeportugal.info/torre-dos-clerigos/

Fonte (Acessa para saber mais): www.jn.pt 

 

Morphing - animar fotos de rostos

morph

1. Visita Morph Thing e combina dois rostos (fotos) num só

2. Cria uma nova conta

3.  Carrega as fotos  que queres animar

4. Prepara as imagens seguindo as instruções

5. Clica em Morph (link ao lado das imagens preparadas)

6. Selecciona as outra imagens no separador das imagens preparadas

7. Clica no BOTÃO MORPH e aprecia o resultado

8. Partilha a foto terminada

Revista Digital com recursos da Web

 Serviço on-line da Microsoft,  capaz de criar álbuns de notícias, em formato de revista digital, com as notícias da web que mais nos interessem.

1. Visita Montage e cria a tua revista electrónica on-line

2. Importa dados de fontes RSS, do Twitter, do Bing News, do Youtube, personaliza o resultado e partilha-o.

Construir documentos multimédia

logo

Aplicação que permite a criação, gestão e partilha de conteúdos multimédia online.

1. Visita   Empressr

  2. Faz o upload de ficheiros de vídeo, áudio, imagens e de outro tipo de animações. Podes também importar esse género de conteúdos directamente de outros sites como o Flickr, o Google, o Yahoo e o Photobucket.

3. Cria uma nova conta. O registo possibilita:

  • editar o tamanho dos ficheiros;
  • aceder à conta em qualquer altura, em qualquer lugar;
  • editar e guardar apresentações de PowerPoint previamente importadas para o Empressr;
  • interagir com a comunidade online do Empressr, através da partilha das apresentações e dos comentários feitos nos documentos de outros utilizadores;
  • quantificar a aceitação dos slides criados, através das ferramentas analíticas do Empressr.


4. As apresentações criadas podem ainda ser de dois tipos, tendo em conta a forma como serão visualizadas:

  • apresentações públicas, que podem ser vistas quer na secção “mais recentes” da página inicial quer por quem tenha o seu endereço directo. Este tipo de apresentações pode também ser embebido em websites externos ao Empressr;
  • apresentações privadas, que não são colocadas na secção “mais recentes”. Podem, no entanto, ser visualizadas por quem tiver o seu endereço directo e ser embebidas em sites externos. É possível, igualmente, proteger este tipo de apresentações com uma password.

 

Site de divulgação de materiais pedagógicos (jogos, animações, imagens, bandas desenhadas, textos, livros e actividades que poderão ser realizadas por professores e alunos) sobre a história da água, o ciclo natural da água, o ciclo urbano da água, ETA e ETAR, como poupar água, entre outros temas.

 

 
Site que tem como objectivo promover projectos e acções nas áreas da educação, formação, sensibilização e informação ambiental.
 

 


 

Este  site  permite explorar o fundo dos oceanos.
 

 

DKIMAGES

  

 

Aqui fica um site muito interessante .

Tem muitas imagens para completares os teus trabalhos daqui para a frente.

HISTÓRIA

  

 

Aqui fica um site interessante para ver, aprender e jogar!

Civilizações Africanas

<strong>Civilizações Africanas</strong> 
Conheça as grandes
civilizações africanas.
→ Clique aqui

Ferramenta online que permite criar um Website (página web) de um modo simples e rápido. Escolhes um modelo, inseres conteúdo, liga-o a um domínio e podes publicá-lo. Um editor de HTML (sem necessidade de conhecimentos técnicos) que permite adicionar vídeos, imagens, mapas e textos, bastanto arrastar os mesmos.

Rocha do Vale do Côa, mostra uma sobreposição bastante complexa de animais gravados na pedra (11 figuras diferentes).

NOTÍCIAS DO DIA EM QUE NASCEMOS

Todos sentimos curiosidade em saber o que terá marcado a actualidade, os cabeçalhos dos jornais ou a abertura dos noticiários, no dia em que nascemos! Melhor do que isso, e que tal se pudéssemos ver um jornal do dia do nosso nascimento? Nada mais simples, este endereço faz isso com todo o gosto!

O seu filho tem mais parecenças com a mãe ou com o pai?
Desfaça as suas dúvidas com o Look-alike Meter!

Transfira a foto de cada um dos progenitores e a da criança e ficará imediatamente a saber com quem ela é mais parecida.
Look-alike Meter utiliza uma tecnologia de ponta de reconhecimento facial para determinar essa semelhança.

Arquitetura Egípcia