Socorro! Preciso de estudar!
Os testes estão à porta. O tempo parece que voa! Ai! Ai! São tantas as matérias para estudar! Já não sei o que fazer... Pois é. Aqui fica uma receita para um bom estudo. São cinco os ingredientes principais:
OPTIMISMO
Acredita que és capaz! Muitas vezes, as dificuldades começam exactamente aqui: pensas apenas nos teus defeitos e esqueces que tens imensas qualidades. Lembra-te do que já conseguiste fazer e aprender. Começa e acaba uma sessão de estudo com uma atitude positiva. Não te esqueças que as coisas só são dificéis quando nós não tentamos fazê-las.
ORGANIZAÇÃO
Organizar os dias é essencial. Às vezes, é preciso fazer um horário, onde se possa incluir os momentos de estudo e diversão. Ao estudar gastam-se muitas energias e, por isso, deve-se ter ainda mais cuidado com a alimentação. Um bom descanso é também preciso para que o cérebro possa recuperar do esforço. Pequenas pausas ao longo do trabalho são óptimas para se conseguir um melhor rendimento.
BOM AMBIENTE
Em casa, na escola, sozinho ou com amigos, o importante é perceber o que é melhor para cada um. Não há receitas únicas. Óptimo será um local confortável, arejado e bem iluminado, optando-se por uma posição sentada, para evitar os problemas de postura. O material deve estar à mão e organizado, para não se perder muito tempo.
RELAXAMENTO
Quando estamos stressados, o exercício físico moderado ajuda a descontrair. Podes pedir ao teu professor de Educação Física que te ensine alguns exercícios de relaxamento, que te ajudem a libertar a mente e aumentar a concentração.
CRIATIVIDADE
Muita criatividade é o último ingrediente que hoje te apresentamos. Já pensaste que podes gravar a informação num mp3 e ouvir sempre que quiseres? Ou então, contares à tua família o que aprendeste? E que tal assumires o papel de professor e explicares o tema como se estivesses a dar uma aula? Vale (quase) tudo. O importante é conseguires lembrar-te da matéria.
Aproveita estas sugestões e... bom estudo!